Os Nossos Whippets - Índice do Fórum Os Nossos Whippets
Fórum do site http://whippet.no.sapo.pt
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Batem no cão ?

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Tópicos da Arca
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
nel
Visitante





MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2006 6:12 pm    Assunto: Batem no cão ? Responder com Citação

Este tema está muito relacionado com outro que coloquei (Medo ou respeito?). Por isso, vem no seguimento desse.
A propósito, nesse tópico quase não houve participações. Às tantas, na apresentação do tópico, eu já pus tudo na carta e não há mais a comentar. Esta é a minha eterna mania de fazer a festa e deitar os foguetes. Vamos a ver se com este tópico, pelo menos, apanham as canas.

Às vezes diz-se assim em relação às crianças: "uma palmada na altura própria não faz mal a ninguém".
Pois é. O pior é saber se a altura é mesmo a própria ou se quem merece mais a palmada não é mesmo quem a dá...

Isto tem muito que se lhe diga.
Infelizmente o bater é o pão nosso de cada dia. A violência doméstica que se conhece é uma ponta do iceberg. Bate-se na mulher, no filho e o cão, o desgraçado, é o bombo da festa das frustrações, da miséria social e humana. O cão é o que consente mais porque não vai reclamar às autoridades nem pedir o divórcio... e ainda por cima continua a ser fiel.

Mas deixemos a miséria humana. Não para fazer como a avestruz e fazer de conta que a vida é bela mas para colocar a questão a outro nível, orientando a questão exclusivamente para as formas de repreensão dos nossos canitos.

Eu já bati sim e continuo a dar umas palmadas nos meus cães, embora ultimamente raríssimas vezes.
Para vos dizer muito sinceramente, não sei se tenho procedido bem ou não. Às vezes não se encontra outro remédio e aqui é que as coisas se complicam. É que bater é fácil. É imediato e até parece que resulta.
Mas será que resulta mesmo? E será mesmo justo? O bater no cão não representará mais uma incapacidade da nossa parte?

Quando me refiro a bater não é magoar. A intenção da palmada já é entendida pelo cão como um castigo. Às vezes chega a nossa expressão de desagrado.
Mas e quando o cão não reage à simples repreensão?
Nunca usei a técnica do jornal enrolado. Faz barulho e não magoa. Bem, mas as minhas palmadas também valem apenas pelo gesto, nada mais.

Em duas linhas vou descrever a reacção à palmada dos meus três cães.
O Kiko é um descarado. Até é relativamente obediente e atende à repreensão verbal, mas é um reguila inveterado e de vez em quando lá vai palmada. Mas a maior parte das vezes ele "ri-se" de mim.
O Fozzy é teimoso como um burro. Repreendo-o e ele faz de conta. Mas não adianta querer dar a palmada porque foge na hora H. Aqui há tempos estiquei-me todo para lhe dar uma sapatada por ele apanhar uma porcaria do chão e estatelei-me ao comprido. Foi um espectáculo deprimente.
O Guga é o mais giro. Normalmente é o mais bem comportado. Mas quando repreendo os irmãos ele fica todo encolhido, muito comprometido, assumindo os “pecados” dos irmãos.

Como é convosco? Há palmada ou é só ralhar?

Voltar ao Topo
Kira



Registado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 96

MensagemEnviada: Ter Jan 09, 2007 1:32 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Nel,

Por vezes e ainda em cachorro, uma palmada no rabo é inevitável, conforme anteriormente exposto.
Nunca por norma e sempre acompanhada do "feio", "mau"...
à medida que o animal cresce e percebe quais as regras, deixa de ser necessário, ou pelo menos é raro o dia em que acontece e quando acontece é porque foi dia "não", para algum dos intervenientes - humano ou animal - e até nisso eles são tão especiais que nos perdoam os nossos dias "não" com a maior das facilidades, enquanto nós...

Outra coisa que não deve ser esquecida é o prémio (carícia, biscoito, brinquedo... whatever) quando o nosso pet fez algo bem feito, por norma, ou pela primeira vez!

Tal qual incentivamos os nossos filhos a crescerem confiando neles próprios, penso que também devemos fazer o mesmo em relação aos nossos "amigos de 4 patas" e eles sabem tão bem como nós, o que é confiar!

Bater... do tipo "tirar o pó" não será uma outra forma de demonstrar afecto, chamar a atenção?
Quantas crianças não fazem disparates para chamar a atenção??
Porquê o fazem? Todos sabemos, se pensarmos que essas mesmas crianças não recebem atenção senão dessa forma... então repetem consecutivamente a mesma chamada de atenção, porque vale tudo menos a indiferença.

Num cão, creio que se passa o mesmo e dou um exemplo:

Eu quando pinto com inspiração, estou muitas horas à frente do cavalete e esqueço o mundo... até que o animal que tenho (um whippet ainda cachorro) se lembra de me roubar algo... um pincel, um trapo, um papel... e o destrói, porque eu só dou pelo "crime" quando há barulho a mais, ou barulho a menos.
Claro que a minha primeira reacção é de fúria:
- seu "mau", "feio", aqui não se mexe!!!
E o malandrinho, aparentando (orelhas para trás e evitando o meu olhar) vergonha, fica muito quietinho, enquanto eu retiro o que resta da "prova".
Passado um pouco, eu caio em mim e olho para ele, muito triste, num canto do sofá que está perto e finalmente percebo como ele está entediado e tenho de resistir ao impulso de o levar à rua, ou brincar, pelo menos enquanto a acção dele estiver ainda "quente". Olho para o relógio e espero uns bons 15/20 minutos para o chamar para a brincadeira, ou rua, de forma a que ele não interprete (penso eu) o meu convite, relacionando-o com o crime dele, evitando assim, que se repitam mais crimes no futuro.
Mas, na realidade eu estive tempo demais sem lhe dar atenção e ele reclamou à maneira dele.
Este tipo de comportamento tem sido comum com gatos e outros cães que tive, portanto a culpa é minha e a experiência ensinou-me.

As porcarias na rua são outro motivo de zangas entre nós e o "deita fora" é super-repetido e de vez em quando deixo-o apanhar um raminho de árvore que caiu, para ele não se sentir tão reprimido... o pior é que as ruas, jardins e passeios estão cheios de detritos, lixo mesmo.
Que fazer???
O cão não tem culpa está tudo tão à mão de semear?!
Nunca bati por isso, mas às vezes tenho vontade e limito-me a chamá-lo de "porco"... e depois penso: - coitado dele, porcos somos nós que deitamos tudo para o chão!!!

Embarassed Embarassed
_________________
"Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original."
(Albert Einstein)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Tópicos da Arca O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com


Start Your Own YouTube Clone

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com