Os Nossos Whippets - Índice do Fórum Os Nossos Whippets
Fórum do site http://whippet.no.sapo.pt
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Alergias dos whippets

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Questões...
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Kira



Registado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 96

MensagemEnviada: Ter Jan 09, 2007 5:38 am    Assunto: Alergias dos whippets Responder com Citação

No dia (1 de Junho de 2006) em que ao nosso Retriever, com apenas 22 meses, lhe foi diagnosticada Leshmaniose visceral e após termos tomado a dolorosa decisão de o mandar eutanasiar... com muita tristeza e muita mágoa, procurei na net toda a informação possível sobre a doença, dado que no caso do nosso Jimmy, ela fora brutalmente silenciosa e muito rápida. O único sintoma fora uma anorexia que no princípio se julgava ser devida a enjoo à ração seca da Hill's. Após 15 dias passados a trocar de marcas de rações e consequentes idas ao vet, finalmente foi feito o despiste com o resultado acima descrito.

Como ia dizendo, ao procurar na net toda a informação possível sobre a Leishmaniose, o google direcciona-me para o site "Os nossos whippets" onde, para além de encontrar valiosíssima informação sobre quase tudo o que diz respeito aos nossos amigos cães, também encontrei a raça whippet que desconhecia!

Fiquei tão entusiasmada com os whippets que pensei em dá-los a conhecer ao resto da família, que tal como eu, sentiam muito a falta do Jimmy.
Não conseguindo suportar a casa vazia e muito menos não conseguindo suportar aquela sensação de "parece" que ouvi o Jimmy a andar pela casa... resolvemos contactar um dos criadores de whippets mais próximo da nossa zona e lá encontrámos um casal de irmãos disponível, com cerca de 2 meses e meio.
Optámos pelo menino e no dia 10 de Junho lá veio ele para nossa casa, após uma atribulada viagem, cheia de vómitos... Embarassed


Desde o primeiro dia que nos apaixonámos por este nosso novo companheiro que aliás se tem mostrado um grande espertalhão e traquinas até dizer chega, muito meigo, mas também muito possessivo!

Na primeira oportunidade foi ao vet, que conhecemos há quase 10 anos, para o check-up habitual e consequente vacinação.

O Puppy foi considerado pelo vet como um cachorro muito equilibrado, de boa postura, boa saúde, orelhas e pelo impecáveis, sem nada a apontar.
Tomou o reforço da vacinação.
Dado que na grande zona de Lisboa - Cascais - Sintra - Mafra, até Alenquer têm surgido imensos casos de Leishmaniose, os vet aconselham logo o uso de coleiras e/ou ampolas advantix.

Eu sabia, pelo site "Os nossos whippets" que existia na raça, alguma tendência a alergias. O próprio criador chamou a atenção para esse facto, sobretudo em caso de alguma intervenção cirúrgica, deveria haver todo o cuidado com as anestesias.

Transmiti essa informação ao vet assistente que achou um exagero.
Aconselhou-nos o advantix (e uso da scalibur, sempre que o levássemos à rua), mas, como as idas à rua só poderiam acontecer a partir do último reforço da vacinação, aos 3 meses, o que na prática, resultaria no uso da scalibur após os 5 meses e apenas no periodo em que estivesse no exterior.
Assim, esperámos 15 dias após o tal 1º reforço da vacinação e aplicámos a 1ª ampola de advantix. De notar que o fabricante (Bayer) aconselhava o reforço da ampola, nos 15 dias seguintes à 1ª.
Ainda questionámos o vet assistente sobre as possíveis consequências de tanto químico num cachorro tão jovem, mas em vão o demovemos.

Como o Puppy não podia sair de casa, não fomos de férias para lado nenhum e aguentámos o tórrido verão, com escapadinhas diárias e por poucas horas às praias perto de casa. Praticamente dois meses após o Puppy ter chegado a nossa casa, aconteceu o 1º "acidente", ou seja, como o malandro não podia ir para a rua correr, ia para uma varanda, abocanhar tudo quanto era insecto, para além de plantas e correrias pela casa toda com bolas e outros brinquedos, dados por nós, ou roubados a nós... e na articulação da pata direita dianteira teve uma rachita que logo, logo desapareceu, com a ajuda dum medicamento próprio para reforço das articulações, cujo nome agora não me recordo. No meio, a muda de dentição! Depois... numa luta renhida com uma vespa (das que voam), acabando a dita vencida e mastigada, não sem antes o deixar com hematomas vários, na boca e focinho, para além duma enorme picada na coxa da pata traseira - numa verdadeira “vendetta” mafiosa... e uma valente duma alergia sem direito a curticóides, para não tirar o "efeito" da última vacina.

A partir daqui e como já estávamos em Setembro, começámos a notar alguma perda de pelo generalizada, acompanhada de comichão e um tom róseo nas manchas de pelo brancas. O puppy chegava até a mordiscar as patas, antes de dormir.
Consultámos de novo o vet que achou ser a muda normal de pelo de cachorro. Só que a picada da coxa cujo inchaço entretanto desaparecera, deu lugar a uma pelada e essa pelada não parava de aumentar.
Dias depois, nova ida ao vet e consequente receita do shampoo Dermocanis anti-alergias e uma pomada (curticóide) para o local... diagnosticou-se, em princípio uma bruta duma alergia ao advantix, bem como ao veneno da vespa... e a pelada continuava a aumentar até que começaram a surgir mais peladas pequeninas, na zona lombar, desde a cabeça até à cauda!
Nova ida ao vet e mesma medicação, com um suplemento alimentar à base de óleos essenciais - vitaderm em cápsulas.

Em meados de Setembro, não satisfeita, procurei a opinião de outro veterinário, por sinal acabadinho de sair do estágio. O meu marido não achou muito boa a ideia, dada a eventual falta de experiência mas, eu como sou muito teimosa, acreditava (e acredito) que no início duma carreira, há mais... digamos, "disponibilidade" em todos os aspectos... e logo que chegámos à nova clínica, fui surpreendida com "lesões típicas de fungos, ou sarna demodécica"!!! Shocked Shocked

Contei tudo o que tinha acontecido Embarassed e após exame laboratorial "raspado de pele", o novo vet, concluiu não se tratar de um fungo, mas do seguinte:

Qualquer cachorro experimenta uma baixa no seu sistema imunitário, cada vez que é vacinado e este teve mais dois factores (advantix e vespa) que lhe proporcionaram uma má forma física, logo, uma maior vulnerabilidade aos demodex canis, parasitas comuns a todos os cães e gatos que aproveitando-se da baixa de resistência do organismo, se começaram a reproduzir em larga escala.
O ácaro, que vive na profundeza da pele nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, passa a reproduzir-se e a espalhar-se pelo organismo, podendo, nos casos mais graves, ser encontrados nos linfonodos, gânglios linfáticos, baço, parede intestinal, glândula mamária, bexiga, fígado, pulmão, etc... Poderia apenas tratar-se de um "leve" episódio de sarna juvenil, com auto-recuperação, ou não! Muitos cães têm estes episódios e quase como aparecem, desaparecem, tipo o acne nos humanos!


Mas, como se tratava de um whippet, com tendência para alergias, o novo vet achou melhor dar algum tempo antes de se decidir por um protocolo veterinário mais agressivo, pelo que combinámos, primeiramente fortalecer o seu sistema imunitário, com vitaminas e óleos essenciais, Nizoral pomada para as lesões, após banho (dia sim, dia não) com outro shampoo, o Microcept 250, também da Dermocanis. De notar que as chamadas "lesões" eram apenas umas oito pequenas áreas sem pelo, do tamanho de uma moeda de 1 cêntimo, carecas e sem escamação.

Após 2 a 3 semanas teria de lá voltar. Nesse período as peladas lombares não aumentaram, mas também não diminuíram, enquanto a da perna (da picada da vespa) ia aumentando cada vez mais.

Estávamos em Outubro e o vet achou que deveríamos continuar com este procedimento mais 1, ou 2 semanas. Contudo, a situação manteve-se estável.
Em meados de Outubro e após uma troca de impressões com uma colega especializada em dermatologia canina, resolvemos passar para outro protocolo veterinário a iniciar em Novembro.

Assim, começámos (com muito receio meu) na segunda quinzena de Novembro com uma pequena dose diária de Interceptor - medicamento usado no combate à Dirofilariose - mas que é aconselhado em cães alérgicos aos agressivos banhos de armitraz, sempre sob a nossa atenta vigilância. Como não apresentou sintomas colateriais, a não ser alguma flatulência indesejada Embarassed e fezes moles no final do dia... continuámos, com um aumento da dose inicial, mais os banhos e a pomada!

Após 36 dias de tomas diárias de Interceptor, o Puppy está praticamente 99% recuperado e ainda continuará a tomar o mesmo medicamento por mais alguns dias, (3ª e última caixa) a fim de nos certificarmos da completa cura!

Deixo aqui este looooooonnnngo "tratado" sobre as alergias dos whippets, no sentido de avisar todos os proprietários, para esta particularidade destes animais - podem facilmente ser intoxicados com químicos que usamos com algum à-vontade em outras raças de cães... com excepção dos Collies que ainda são mais alérgicos que os galgos.

Tenham todos muito cuidado com desparasitantes e eventuais anestesias. Avisem os veterinários assistentes e quando não confiarem neles, passem para outro!

Felicidades para todos os whippets e respectivos donos!
Um Bom Ano de 2007 para todos!!
Exclamation Exclamation Exclamation
_________________
"Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original."
(Albert Einstein)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Questões... O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com


Start Your Own YouTube Clone

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com