Os Nossos Whippets - Índice do Fórum Os Nossos Whippets
Fórum do site http://whippet.no.sapo.pt
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Alergias dos whippets

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Questões...
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Kira



Registado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 96

MensagemEnviada: Ter Jan 09, 2007 5:38 am    Assunto: Alergias dos whippets Responder com Citação

No dia (1 de Junho de 2006) em que ao nosso Retriever, com apenas 22 meses, lhe foi diagnosticada Leshmaniose visceral e após termos tomado a dolorosa decisão de o mandar eutanasiar... com muita tristeza e muita mágoa, procurei na net toda a informação possível sobre a doença, dado que no caso do nosso Jimmy, ela fora brutalmente silenciosa e muito rápida. O único sintoma fora uma anorexia que no princípio se julgava ser devida a enjoo à ração seca da Hill's. Após 15 dias passados a trocar de marcas de rações e consequentes idas ao vet, finalmente foi feito o despiste com o resultado acima descrito.

Como ia dizendo, ao procurar na net toda a informação possível sobre a Leishmaniose, o google direcciona-me para o site "Os nossos whippets" onde, para além de encontrar valiosíssima informação sobre quase tudo o que diz respeito aos nossos amigos cães, também encontrei a raça whippet que desconhecia!

Fiquei tão entusiasmada com os whippets que pensei em dá-los a conhecer ao resto da família, que tal como eu, sentiam muito a falta do Jimmy.
Não conseguindo suportar a casa vazia e muito menos não conseguindo suportar aquela sensação de "parece" que ouvi o Jimmy a andar pela casa... resolvemos contactar um dos criadores de whippets mais próximo da nossa zona e lá encontrámos um casal de irmãos disponível, com cerca de 2 meses e meio.
Optámos pelo menino e no dia 10 de Junho lá veio ele para nossa casa, após uma atribulada viagem, cheia de vómitos... Embarassed


Desde o primeiro dia que nos apaixonámos por este nosso novo companheiro que aliás se tem mostrado um grande espertalhão e traquinas até dizer chega, muito meigo, mas também muito possessivo!

Na primeira oportunidade foi ao vet, que conhecemos há quase 10 anos, para o check-up habitual e consequente vacinação.

O Puppy foi considerado pelo vet como um cachorro muito equilibrado, de boa postura, boa saúde, orelhas e pelo impecáveis, sem nada a apontar.
Tomou o reforço da vacinação.
Dado que na grande zona de Lisboa - Cascais - Sintra - Mafra, até Alenquer têm surgido imensos casos de Leishmaniose, os vet aconselham logo o uso de coleiras e/ou ampolas advantix.

Eu sabia, pelo site "Os nossos whippets" que existia na raça, alguma tendência a alergias. O próprio criador chamou a atenção para esse facto, sobretudo em caso de alguma intervenção cirúrgica, deveria haver todo o cuidado com as anestesias.

Transmiti essa informação ao vet assistente que achou um exagero.
Aconselhou-nos o advantix (e uso da scalibur, sempre que o levássemos à rua), mas, como as idas à rua só poderiam acontecer a partir do último reforço da vacinação, aos 3 meses, o que na prática, resultaria no uso da scalibur após os 5 meses e apenas no periodo em que estivesse no exterior.
Assim, esperámos 15 dias após o tal 1º reforço da vacinação e aplicámos a 1ª ampola de advantix. De notar que o fabricante (Bayer) aconselhava o reforço da ampola, nos 15 dias seguintes à 1ª.
Ainda questionámos o vet assistente sobre as possíveis consequências de tanto químico num cachorro tão jovem, mas em vão o demovemos.

Como o Puppy não podia sair de casa, não fomos de férias para lado nenhum e aguentámos o tórrido verão, com escapadinhas diárias e por poucas horas às praias perto de casa. Praticamente dois meses após o Puppy ter chegado a nossa casa, aconteceu o 1º "acidente", ou seja, como o malandro não podia ir para a rua correr, ia para uma varanda, abocanhar tudo quanto era insecto, para além de plantas e correrias pela casa toda com bolas e outros brinquedos, dados por nós, ou roubados a nós... e na articulação da pata direita dianteira teve uma rachita que logo, logo desapareceu, com a ajuda dum medicamento próprio para reforço das articulações, cujo nome agora não me recordo. No meio, a muda de dentição! Depois... numa luta renhida com uma vespa (das que voam), acabando a dita vencida e mastigada, não sem antes o deixar com hematomas vários, na boca e focinho, para além duma enorme picada na coxa da pata traseira - numa verdadeira “vendetta” mafiosa... e uma valente duma alergia sem direito a curticóides, para não tirar o "efeito" da última vacina.

A partir daqui e como já estávamos em Setembro, começámos a notar alguma perda de pelo generalizada, acompanhada de comichão e um tom róseo nas manchas de pelo brancas. O puppy chegava até a mordiscar as patas, antes de dormir.
Consultámos de novo o vet que achou ser a muda normal de pelo de cachorro. Só que a picada da coxa cujo inchaço entretanto desaparecera, deu lugar a uma pelada e essa pelada não parava de aumentar.
Dias depois, nova ida ao vet e consequente receita do shampoo Dermocanis anti-alergias e uma pomada (curticóide) para o local... diagnosticou-se, em princípio uma bruta duma alergia ao advantix, bem como ao veneno da vespa... e a pelada continuava a aumentar até que começaram a surgir mais peladas pequeninas, na zona lombar, desde a cabeça até à cauda!
Nova ida ao vet e mesma medicação, com um suplemento alimentar à base de óleos essenciais - vitaderm em cápsulas.

Em meados de Setembro, não satisfeita, procurei a opinião de outro veterinário, por sinal acabadinho de sair do estágio. O meu marido não achou muito boa a ideia, dada a eventual falta de experiência mas, eu como sou muito teimosa, acreditava (e acredito) que no início duma carreira, há mais... digamos, "disponibilidade" em todos os aspectos... e logo que chegámos à nova clínica, fui surpreendida com "lesões típicas de fungos, ou sarna demodécica"!!! Shocked Shocked

Contei tudo o que tinha acontecido Embarassed e após exame laboratorial "raspado de pele", o novo vet, concluiu não se tratar de um fungo, mas do seguinte:

Qualquer cachorro experimenta uma baixa no seu sistema imunitário, cada vez que é vacinado e este teve mais dois factores (advantix e vespa) que lhe proporcionaram uma má forma física, logo, uma maior vulnerabilidade aos demodex canis, parasitas comuns a todos os cães e gatos que aproveitando-se da baixa de resistência do organismo, se começaram a reproduzir em larga escala.
O ácaro, que vive na profundeza da pele nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, passa a reproduzir-se e a espalhar-se pelo organismo, podendo, nos casos mais graves, ser encontrados nos linfonodos, gânglios linfáticos, baço, parede intestinal, glândula mamária, bexiga, fígado, pulmão, etc... Poderia apenas tratar-se de um "leve" episódio de sarna juvenil, com auto-recuperação, ou não! Muitos cães têm estes episódios e quase como aparecem, desaparecem, tipo o acne nos humanos!


Mas, como se tratava de um whippet, com tendência para alergias, o novo vet achou melhor dar algum tempo antes de se decidir por um protocolo veterinário mais agressivo, pelo que combinámos, primeiramente fortalecer o seu sistema imunitário, com vitaminas e óleos essenciais, Nizoral pomada para as lesões, após banho (dia sim, dia não) com outro shampoo, o Microcept 250, também da Dermocanis. De notar que as chamadas "lesões" eram apenas umas oito pequenas áreas sem pelo, do tamanho de uma moeda de 1 cêntimo, carecas e sem escamação.

Após 2 a 3 semanas teria de lá voltar. Nesse período as peladas lombares não aumentaram, mas também não diminuíram, enquanto a da perna (da picada da vespa) ia aumentando cada vez mais.

Estávamos em Outubro e o vet achou que deveríamos continuar com este procedimento mais 1, ou 2 semanas. Contudo, a situação manteve-se estável.
Em meados de Outubro e após uma troca de impressões com uma colega especializada em dermatologia canina, resolvemos passar para outro protocolo veterinário a iniciar em Novembro.

Assim, começámos (com muito receio meu) na segunda quinzena de Novembro com uma pequena dose diária de Interceptor - medicamento usado no combate à Dirofilariose - mas que é aconselhado em cães alérgicos aos agressivos banhos de armitraz, sempre sob a nossa atenta vigilância. Como não apresentou sintomas colateriais, a não ser alguma flatulência indesejada Embarassed e fezes moles no final do dia... continuámos, com um aumento da dose inicial, mais os banhos e a pomada!

Após 36 dias de tomas diárias de Interceptor, o Puppy está praticamente 99% recuperado e ainda continuará a tomar o mesmo medicamento por mais alguns dias, (3ª e última caixa) a fim de nos certificarmos da completa cura!

Deixo aqui este looooooonnnngo "tratado" sobre as alergias dos whippets, no sentido de avisar todos os proprietários, para esta particularidade destes animais - podem facilmente ser intoxicados com químicos que usamos com algum à-vontade em outras raças de cães... com excepção dos Collies que ainda são mais alérgicos que os galgos.

Tenham todos muito cuidado com desparasitantes e eventuais anestesias. Avisem os veterinários assistentes e quando não confiarem neles, passem para outro!

Felicidades para todos os whippets e respectivos donos!
Um Bom Ano de 2007 para todos!!
Exclamation Exclamation Exclamation
_________________
"Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original."
(Albert Einstein)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Os Nossos Whippets - Índice do Fórum -> Questões... O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com


Start Your Own YouTube Clone

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com